“Relatório aponta o câncer como a terceira maior causa de morte entre os aracajuanos”, lamenta Sheyla Galba

Paciente oncológica, a vereadora Sheyla Galba (Cidadania) acompanhou na Câmara Municipal de Aracaju, nesta quinta-feira, 7, a apresentação do relatório da Secretaria Municipal de Saúde da capital com relação ao último quadrimestre de 2021 (setembro - dezembro).

Entre setembro e dezembro do ano passado, 190 aracajuanos morreram vítimas do câncer e 220 foram internados por conta da doença.
É o que aponta o relatório apresentado pela gestora da pasta, Waneska Barbosa.

Sheyla Galba, questionou à gestora o que a administração municipal tem feito para acelerar o fluxo de pacientes oncológicos na rede municipal até que eles iniciem o tratamento na rede estadual.

“Eu esperei que a vinda da secretária Waneska Barbosa à Câmara fosse ser esclarecedora, mas infelizmente não foi. Ela falou como o serviço deve ser feito, isso eu sei e conheço bem. O que a gente precisa é que ela detalhe o que está sendo feito agora para garantir acesso rápido ao tratamento contra o câncer”, cobrou Sheyla.

A parlamentar também questionou sobre a prestação de serviços básicos de saúde e ainda sobre a qualidade e continuidade do atendimento feito pelo Hospital e Maternidade Santa Isabel.

“A visão que a secretária tem da Saúde em Aracaju não corresponde à realidade. Tem paciente que não consegue acesso ao serviço básico que é receber um curativo. Espero que nossos questionamentos tenham despertado a gestão para corrigir as falhar que colocam a vida de aracajuanos em risco”, finalizou.

Fonte: Assessoria