Yandra Moura discute no DNIT intervenções na BR-235 para reduzir acidentes e melhorar acesso em Itabaiana

Em Aracaju, a deputada federal Yandra Moura (União) participou nesta sexta-feira, 23, de audiência no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes com o vereador de Itabaiana Douglas de Heleno de Aciole e o superintendente regional do DNIT, Halpher Luiggi. A reunião tratou de intervenções no km 55 da BR-235, considerado ponto crítico de tráfego e segurança viária no município.

A principal demanda é a criação de um acesso para interligar o bairro Queimadas ao Sítio Porto, medida que deve facilitar o deslocamento de moradores e reduzir conflitos no tráfego local. Segundo o DNIT, o trecho registra alta velocidade dos veículos, atropelamentos, colisões laterais e óbitos.

Como providência imediata, o órgão federal informou que serão instalados redutores de velocidade e lombadas de forma paliativa. A sinalização está em fase de fabricação e a implantação deve ocorrer no curto prazo.

Em paralelo, o departamento detalhou ações estruturantes em planejamento para a BR-235, incluindo projeto de restauração, ampliação e duplicação de capacidade. Entre as etapas mais avançadas, está a ampliação da saída de Aracaju, com a passagem de duas para três faixas. Na travessia urbana de Itabaiana, as intervenções previstas seguem até a entrada de Ribeirópolis. O km 55 integra o principal acesso viário da cidade e já conta com solicitação de radar enviada à sede do DNIT, em Brasília.

A deputada afirmou que a audiência atende a uma demanda concreta da população e reforça a necessidade de respostas rápidas e planejamento de longo prazo. "Estamos tratando de um ponto crítico, com registros de acidentes e perdas de vidas. O compromisso é garantir soluções imediatas, sem perder de vista as obras estruturais que vão reorganizar o tráfego e trazer mais segurança para quem vive e circula por Itabaiana", disse Yandra Moura.

O vereador Douglas de Heleno de Aciole destacou a receptividade do DNIT e a perspectiva de avanços. "Agradeço à deputada Yandra pela presteza e sensibilidade com o povo de Itabaiana, especialmente a comunidade do bairro Queimadas. Fomos bem atendidos pelo superintendente, que apresentou medidas imediatas e uma perspectiva concreta de uma via de ligação, dentro do projeto de duplicação da região. É uma resposta importante para reduzir os riscos e melhorar a mobilidade", afirmou.

De acordo com o DNIT, as medidas emergenciais devem mitigar os riscos enquanto avançam os projetos de maior porte, que incluem a requalificação do corredor viário e a ampliação da capacidade da BR-235 no trecho urbano e no entorno de Itabaiana.

Foto assessoria