Hemose orienta doadores sobre o uso de canetas emagrecedoras

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), reforça as orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre a doação de sangue por pessoas que utilizam medicamentos para o tratamento do diabetes e da obesidade, conhecidos como agonistas do receptor de GLP-1.

A medida segue nota técnica do MS e tem como principal objetivo garantir a segurança dos doadores e a qualidade do sangue disponibilizado à rede hospitalar do estado. Entre os medicamentos desse grupo, estão a semaglutida, a liraglutida, a dulaglutida e a tirzepatida, amplamente utilizadas no tratamento do diabetes tipo 2 e no controle do peso.

Segundo a superintendente do Hemocentro, Fernanda Kelly Fraga, o uso desses medicamentos não impede automaticamente a doação de sangue. “O protocolo institucional do Hemose de triagem clínica de doadores voluntários reforça que, o uso dessas medicações não apresenta inaptidão definitiva, contudo, a inaptidão temporária por sete dias é aplicada quando o uso estiver associado a efeitos adversos como náuseas, vômitos, diarreia, sintomas de desidratação, introdução ou aumento recente da dose, ou ainda compartilhamento da medicação injetável. Nessas situações, o objetivo é preservar a segurança do doador e do receptor, prevenindo eventos adversos relacionados à hipovolemia e a distúrbios hidroeletrolíticos”, explicou.

A equipe multiprofissional do Hemose segue rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e realiza a triagem clínica de forma criteriosa e humanizada, avaliando cada caso individualmente. Para os doadores que fazem uso da medicação e estão aptos, a orientação é reforçar a alimentação e a hidratação antes e após a doação, reduzindo o risco de intercorrências e contribuindo para segurança do procedimento.

Requisitos para doação

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, sem sintomas de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial com foto. Mais informações e agendamentos podem ser realizados pelos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.

Foto: Ascom/FSPH