AjuPrev celebra avanços da previdência com mais 13 mil atendimentos em 2025

Em 2025, o Instituto de Previdência de Aracaju (AjuPrev) consolidou seu compromisso com uma gestão previdenciária pautada na transparência, eficiência e na valorização dos servidores públicos aracajuanos. Ao longo do ano, a autarquia registrou mais de 13 mil atendimentos, provenientes de serviços e ações voltadas à promoção da educação previdenciária, do bem-estar e da segurança atuarial de segurados e beneficiários.

Entre as principais conquistas, destaca-se a aprovação da Lei Complementar nº 214/2025, que adequou a legislação previdenciária do município às diretrizes da Reforma da Previdência de 2019. Também merecem destaque a recomposição do Conselho de Previdência, a realização da primeira audiência pública da autarquia e o bom desempenho da carteira de investimentos.

De acordo com o diretor-presidente do Aracaju Previdência, Luciano Paz, a instituição trabalhou intensamente para aprimorar seus processos internos e fortalecer a gestão. “Foi um ano de muitas conquistas, em que todas as equipes se uniram para estudar, analisar e promover as adequações necessárias à legislação previdenciária, garantindo uma aposentadoria digna aos servidores municipais”, ressaltou.

Planejamento e aposentadoria

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo Psicossocial também se destacou em 2025, por meio da oficina Caminhos da Vida, voltada à educação previdenciária de servidores próximos da aposentadoria. Realizada entre agosto e novembro, a iniciativa reuniu 11 turmas, com a participação de 89 servidores das secretarias de Educação, Saúde, Seplog, Família e Assistência Social, Guarda Municipal, Procuradoria Geral e Câmara de Vereadores.

Durante os encontros, os participantes refletiram sobre os aspectos emocionais, sociais e financeiros que envolvem o processo de aposentadoria, além de receberem orientações sobre tipos de benefícios e regras previdenciárias. “A proposta da oficina é criar um ambiente de reflexão e informação, no qual os servidores possam compartilhar expectativas e compreender melhor esse momento de transição em suas vidas”, destacou o coordenador do Núcleo Psicossocial, Wagner Mendonça.

Ao encerrar o ano com um bom desempenho, o Aracaju Previdência reafirma seu compromisso com servidores da ativa, aposentados, pensionistas e gestores públicos, projetando para os próximos anos uma atuação cada vez mais transparente e alinhada ao desenvolvimento institucional do município de Aracaju.

Texto e foto Rosângela Cruz