CONIVALES realiza reunião técnica com profissionais nutricionistas e gestores de Educação

A equipe técnica do Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES) se reuniu na última semana com nutricionistas, secretários de Educação e conselheiros de alimentação escolar dos municípios consorciados e conveniados. O ponto principal deste encontro foi revisar e adequar o descritivo dos itens que irão compor a nova licitação de alimentação escolar, garantindo produtos em conformidade com as novas normas e resoluções estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Municípios que ainda não participam do sistema de compras compartilhadas também foram convidados, como forma de conhecer de perto o processo e seus benefícios. Como destaque deste ano, o CONIVALES ampliou o elenco de compras compartilhadas para além da alimentação escolar, passando a incluir também itens de material didático escolar destinados aos estudantes, como mochilas, estojos, lápis, borrachas e outros utensílios.

Na oportunidade, a gerente de Licitações, Vitória Regina Nascimento, divulgou o resultado do novo objeto que começa a valer em 2026. "Este ano, além do processo de compra compartilhada da alimentação escolar, os municípios contam com a compra compartilhada dos materiais didáticos. Esta é uma expansão significativa que vai trazer mais eficiência e agilidade também para a Educação, como já traz diversos benefícios na área da Saúde", afirmou.

O secretário municipal de Educação de Monte Alegre, Cleuzo Freitas, destacou que a prática tem resultado em economia e eficiência. "Monte Alegre já participa das compras compartilhadas desde o início e isso nos ajuda a garantir os melhores produtos, uma entrega em tempo hábil e com preços bem menores, já que estamos comprando junto com outros municípios. Portanto, quanto maior o pedido, menor é o preço", afirmou.

Na mesma linha, o nutricionista Igor Costa, do município de Canhoba, ressaltou a praticidade do modelo. "Com a compra feita por intermédio do consórcio, temos mais garantia de recebimento, economia de recursos, qualidade dos produtos e pagamento sem atrasos. Algo bom para todos os envolvidos", disse.

Durante a reunião, gestores e técnicos também reforçaram os impactos positivos do sistema compartilhado, o que traz tranquilidade à equipe do CONIVALES quanto à eficiência do trabalho que está sendo feito.

Texto e foto Innuve Comunicação