Prefeitura de Aracaju intensifica serviços de poda e supressão de árvores em risos de queda na capital

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) através da Gerência de Áreas Verdes realiza diariamente a poda de árvores em todas as zonas da capital. O serviço segue um cronograma operacional diário divulgado no site da Prefeitura com os bairros que serão contemplados. De janeiro a dezembro de 2025, foram executadas 12.373 podas. Incluindo as demandas da população solicitada pela ouvidoria da Emsurb.

A podação via agendamento tem um prazo médio de 30 dias para sua execução. Mas, devido análise estrutural arbórea esse prazo pode sofrer alterações. Para conclusão do trabalho é necessário uma avaliação no local para averiguação da espécie, espaço e localização. “Caso, a árvore esteja na parte interna da residência em quintal ou do estabelecimento comercial o responsável pelo imóvel deve entrar em contato com uma empresa especializada para realização da poda. A Emsurb executa a poda apenas na área externa do imóvel, calçada, praças, próximo a guia asfáltica”, disse a gerente de áreas verdes Rosana Campos.

Importante ressaltar que nos casos em que os galhos estão próximo a rede elétrica, o serviço deve ser solicitado à distribuidora de energia devido ao risco de choques provenientes do contato com os galhos que podem estar com corrente elétrica.

No caso de supressão, que é a remoção total ou parcial de árvores é necessário a autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Para concretizar essa ação, é preciso que um responsável técnico da Sema faça avaliação da espécie se há comprometimento da estrutura, se existe risco de queda ou acidentes. Sendo realizado o estudo e comprovado o risco é feita a supressão arbórea com compensação ambiental, conforme estabelece a legislação vigente.

Para solicitar o serviço de poda na ouvidoria da Emsurb, o cidadão pode entrar em contato no (79) 3021-9999 – Whatsapp ou (79) 3021-9908 preenche o formulário de solicitação com nome completo, CPF, e-mail, endereço completo, telefone, ponto de referência, se os galhos estão tocando a fiação e se a árvore está na via pública.

Foto: Asricom/Emsurb