Procon retoma ação para garantir direitos do consumidor em bares e restaurantes da Passarela do Caranguejo

O Procon Aracaju retomou a Rota do Turista. Durante a ação, estão sendo distribuídos em bares e restaurantes da Passarela do Caranguejo, panfletos educativos sobre os direitos do consumidor. Essa iniciativa teve início em dezembro de 2025.

A presença dos fiscais foi celebrada por quem escolheu a capital sergipana para desfrutar o período de férias. A pastora Elis Regina é de Salvador e escolheu Aracaju para visitar neste verão. Ela destacou a sensação de segurança ao ver o órgão nas ruas. "Acho legal o trabalho do Procon e fico muito feliz por saber que Aracaju tem lei,  justiça e profissionais que cuidam dos direitos do consumidor", afirmou.

O sentimento é compartilhado pelo militar brasiliense Cristiano Oliveira. Para ele, a postura preventiva da Prefeitura de Aracaju é essencial para manter a movimentação turística. "Parabenizo a atitude da prefeitura de orientar a população e os turistas sobre seus direitos, especialmente após os últimos acontecimentos no Nordeste. Isso mostra que a cidade está preparada para nos receber", pontuou.

A "Rota do Turista" não se limita à orientação. A equipe técnica do Procon Aracaju também realiza a fiscalização dos estabelecimentos. Durante as visitas, são observados alguns pontos, a exemplo da fixação visível de preços, exposição de valores no cardápio e exigência de consumação mínima. Para a coordenadora-geral, Roseneide Araújo, esta ação é estratégica e busca consolidar Aracaju como um destino seguro e ético. "Priorizamos o equilíbrio na relação de consumo. Além disso, queremos que o fornecedor compreenda que o respeito ao Código de Defesa do Consumidor é, inclusive, um diferencial competitivo para o seu negócio", explicou.

Próximos Passos

Nos próximos dias, a ação deverá ser realizada nas Praias da Aruana e José Sarney onde há grande movimentação de banhistas durante a alta temporada. "Vamos realizar a mesma ação em outros pontos da nossa capital. O intuito é oferecer um ambiente respeito para todos. As nossas equipes sempre estão atentas. Estamos aqui para orientar, mas também para coibir qualquer prática abusiva que infrinja os direitos de quem frequenta a nossa orla", destacou.

Com informações e foto do Procon Aracaju